Cadastre para participar do nosso banco de dados de profissionais técnico na Bahia.
CENTRO DE REFERÊNCIA EM ENGENHARIA DO ESPETÁCULO

COLEÇÃO – DESFILE BRASIL 500 ANOS

O desfile BRASIL 500 ANOS foi o ponto alto das comemorações dos 500 anos de “descobrimento” do Brasil na cidade de Salvador. Promovido pela Secretaria de Cultura do Estado, o evento aconteceu no dia 23 de abril de 2000, um domingo as 18h.

  

O cortejo alegórico contou com a participação de 3.140 figurantes e desfilou no centro da cidade, partindo da Praça do Campo Grande à Praça Castro Alves.

  

O cortejo iniciou mostrando “os que aqui estavam” antes da chegada dos portugueses – índios, fauna e flora e depois desfilaram portugueses, jesuítas, escravos e invasões estrangeiras.

 

 O desfile teve concepção e roteiro criados em parceria pelos historiadores baianos Luís Henrique Dias Tavares, Marli Geralda Teixeira e Waldir Freitas Oliveira ; já para a coordenação artística foi trazida do Rio de Janeiro a carnavalesca premiada Rosa Magalhães.

 

 O Centro Técnico do TCA se tornou a cede da execução de todos os figurinos e adereços. Durante três meses a equipe de funcionários, reforçada por contratados temporários, executou milhares de peças de roupa de época para a composição dos trajes dos personagens principais e alas de figurantes.

 

Ao todo, foram reproduzidas 7.494 peças de figurino a partir de 300 modelos criados entre saias, casacas, calças, vestidos e capas. Também foram criados 5.000 adereços entre lanças, felchas, espadas, vasos, plantas e armas.

 

A cenografia foi construída num galpão construído no Vale dos Barris. Oito carros alegóricos com 9m de comprimento e 5,3m de altura, 20 esculturas de grande porte com 2,5m cada e mais de 50 esculturas menores.

 

O desfile se desdobrou no lançamento do livro “DESFILE BRASIL 500 ANOS: UMA CRIAÇÃO COLETIVA”, que mostra em texto e fotos todo o processo de criação e construção do evento.

capa livro desfile brasil 500 anosCapa

 

Do acervo criado, muitas peças ficaram no TCA, para registro deste evento marcante na cultura baiana.

 

Conheça também detalhes e fotos da execução de cenários, figurinos e adereços, matérias da imprensa e fotos do evento.

 

 

FICHA TÉCNICA COMPLETA

 

ROTEIRO

 

EXECUÇÃO DE CENÁRIOS E FIGURINO

 

CROQUIS FIGURINO

 

CROQUIS CARROS ALEGÓRICOS

 

 

 

 

 

PEÇAS CONSERVADAS NO ACERVO DO TCA

 

 


RETORNAR AO ACERVO HISTÓRICO

TEATRO CASTRO ALVES
Praça Dois de Julho, s/n , Campo Grande, CEP 40080-121. Salvador – Bahia