Cadastre para participar do nosso banco de dados de profissionais técnico na Bahia.
CENTRO DE REFERÊNCIA EM ENGENHARIA DO ESPETÁCULO

EXPOSIÇÃO HISTÓRIA DO TRAJE

O projeto original da Exposição “O Traje no Brasil em Papel Machê – 1900 a 1998”, foi desenvolvido em homenagem ao 5° aniversário de reinauguração do Teatro Castro Alves (TCA), em 1998, e foi apresentado ao público no Foyer do TCA no dia 22 de julho do mesmo ano.

 

De autoria de Zoila Barata, o projeto foi executado pelo Setor de Adereços do TCA. As equipes foram distribuídas em Projeto de Montagem: Zuarte Júnior e Sara Campos; Modelagem: Zoila Barata, Agamenon de Abreu e Luiz Cláudio Vasconcelos e Pintura: Luiz Cláudio Vasconcelos, Agamenon de Abreu, Neomia Almeida e Lia Costa.

 

Bonecos de plástico foram utilizados para base dos manequins. Adaptados ao corte específico dos estilos do vestuário do século XX no Brasil, entre 1900 e 1990, modelados em papel machê, papel alumínio, cola branca e, por vezes, purpurina. Os trajes foram coloridos segundo a paleta de cores das respectivas décadas com tinta PVA. A criação mostra trajes masculinos e femininos para festa, passeio, trabalho, lazer, roupas de dormir e intimas. Ao todo a coleção conta com 102 modelos masculinos e femininos. Como estrutura expositiva, a carpintaria do Centro Técnico executou suportes individuais em madeira.

 

Até o ano de 2007, a Exposição ficou sob a guarda do Setor de Adereços do TCA, sendo neste momento, passado aos cuidados do Centro Técnico, onde se encontra até os dias de hoje em exposição permanente na Sala da Coordenação. 2007 também foi o ano em que os bonecos passaram pelo primeiro processo de desinfestação de pragas; processo que foi repetido em 2009. Neste período, devido à infestação de pragas, os suportes originais foram descartados. Em 2010, Estela Macedo, então técnica em conservação e restauro de TCA, e Yuri do Val, técnico em audiovisual, realizaram a documentação completa da exposição, através de fotografias e textos explicativos do projeto.

 

Atualmente, os bonecos estão de volta ao Setor de Adereços para passar por um processo de restauração. Em breve, a exposição voltará a circular por espaços culturais e educativos para ser apreciada pela comunidade.

 

 

EXECUÇÃO DOS BONECOS E SUPORTES EXPOSITIVOS

 

 

 

Acesse o acervo da “Exposição História do Traje”

 

 

1900 … 1910 … 1920 1930 … 1940 … 1950 … 1960 … 1970 … 1980 … 1990

 

 

 

 

 

 

 

Conteúdo: Ana Luiza Caribé, Lorena Peixoto.

Publicação: Lorena Peixoto.

Fotos: Arquivo TCA. Yuri do Val e Lígia Rizério.

TEATRO CASTRO ALVES
Praça Dois de Julho, s/n , Campo Grande, CEP 40080-121. Salvador – Bahia