Cadastre para participar do nosso banco de dados de profissionais técnico na Bahia.
CENTRO DE REFERÊNCIA EM ENGENHARIA DO ESPETÁCULO

COLETIVO “OFICINAS DE TEATRO” LANÇA CICLO DE PALESTRAS E OFICINA SOBRE ILUMINAÇÃO CÊNICA

 

.

Curso de iluminação Fotografia Luis Molina (84)

Foto: Luis Molina

 

.

O Coletivo “Oficinas de Teatro” foi criado por Thelma Gualberto e Joseane Santana com o intuito de promover ações para a qualificação profissional dos artistas da área Cênica. Desde janeiro, o coletivo vem desenvolvendo oficinas de teatro, passando por um leque diverso de técnicas de interpretação.

.

Agora chegou a vez de compartilhar conhecimentos da área técnica, mais especificamente da iluminação para a cena. A oficina livre de Iluminação foi idealizada por Thelma, que também é iluminadora do Balé do Teatro Castro Alves, e pretende 60 horas de formação artística, voltadas para profissionais já atuantes no mercado. O curso tem interesse maior nos processos criativos da iluminação e menos nas informações puramente técnicas, com isso a idealizadora busca articular os conhecimentos empíricos aos procedimentos metodológicos de criação para a cena, segundo ela, existe uma tendência maior para cursos com enfoque nas questões técnicas, “neste processo, eu resolvi trabalhar com os processos criativos, com a estética, com a criação, porque existem muitos bons técnicos que vem de uma formação mais empírica, e é onde eles aprendem sempre na prática e na observação, recebem o plano de luz e montam, mas não participa da ideia, da construção estética”, afirmou Thelma.

.

Nesta semana, o Coletivo promove um ciclo de palestra sobre iluminação, na sala de ensaio polivalente do Teatro Castro Alves e reúne entre os palestrantes importantes nomes do mercado baiano, para se inscrever basta mandar um e-mail para: oficinasdeteatro2016@gmail.com, ou entrar em contato pelo telefone: (71) 98844-3217. O ciclo tem carga horária total de 15 horas.

.

 

Confira abaixo a programação:

.

Segunda dia (08)- Vitor Venas “Relações luz corpo cosmo escuro e medo”

Terça (09)- Mariana Terra “Pra ver pouquinho: luz, performance e experiência estética”

Quarta (10)- Raimundo Neto Beleu “Mestre e escravo da luz”

Quinta (11)- João Batista “Um diálogo entre luz e cenário”

Sexta (12)- Eduardo Tudella “Elaboração de projetos de iluminação cênica”

.

As palestras, bem como a oficina são oferecidas de forma gratuita a estudantes e profissionais da área. A organização do evento está empenhando esforços para a criação de um canal virtual na internet onde serão disponibilizados todos os conteúdos, criando assim uma plataforma digital de livre acesso da informação técnica.

 

.

 

 

 

TEATRO CASTRO ALVES
Praça Dois de Julho, s/n , Campo Grande, CEP 40080-121. Salvador – Bahia