O Centro Técnico do Teatro Castro Alves oferece diversos serviços e apoios à classe artística e técnica baiana para a criação, desenvolvimento e execução das atividades técnicas da Engenharia do Espetáculo.
Este site é um canal de comunicação onde o público pode conhecer os serviços e apoios prestados pelo setor, bem como buscar diversas informações sobre técnicas, tecnologias, profissões e legislações sobre a área.
O Centro Técnico do TCA é subdivido em núcleos de atuação que trabalham de maneira
interligada: PRODUÇÃO, QUALIFICAÇÃO, PESQUISA e ASSESSORIA TÉCNICA. Confira na página de cada Núcleo as atividades realizadas.
Quando assistimos a um evento artístico de dança, teatro, música ou cinema, apreciamos e nos encantamos com a história contada, a performance dos artistas, o universo apresentado. Um produto artístico bem feito tem a incrível capacidade de nos transportar do nosso cotidiano para um universo paralelo, onde aqueles personagens realmente existem e vivem suas tramas.
Muita vezes não nos damos conta de que além dos artistas que vemos no palco, muitos outros profissionais são necessários para a criação deste ambiente visual e sonoro. Cenário, figurino, maquiagem, projeção, som e luz são produzidos através de meses de pesquisa, criação e desenvolvimento de conceitos, tecnologias e objetos que transmitirão ao público as sensações que o encenador deseja.
A expressão Engenharia do Espetáculo, apropriada do termo inglês STAGE ENGENERRING, se refere ao conjunto de atividades e profissões técnicas/artísticas responsáveis pelos elementos que compõe o universo sinestésico de um espetáculo de qualquer linguagem artística.
De maneira geral, podemos delimitar algumas áreas de atuação:
Cenografia
Figurino
Caracterização
Iluminação
Sonorização
Projeção Audiovisual
Assim, o Centro Técnico do TCA, como um Centro de Referência em Engenharia do Espetáculo, é responsável pelo desenvolvimento de diversas ações que visam o fortalecimento destas atividades no Estado da Bahia.
Na década de 1980, já existia o conceito do Centro Técnico do TCA – então chamado de Núcleo de Produção Cênica – mas só no primeiro semestre de 1993 foi elaborado o projeto de implantação do Centro Técnico, que nasceu em parceria com o IBAC (Instituto Brasileiro de Artes Cênicas), composto por três técnicos e um coordenador. Em julho de 1993 o Teatro Castro Alves foi reinaugurado e cerca de 2000m² foram destinados ao setor com instalações básicas apropriadas ao desenvolvimento de atividades de cenografia, maquiagem, caracterização, iluminação cênica, concepção e execução de figurino. Criou-se ainda o setor de Guarda-Roupas, que armazena, preserva e disponibiliza o acervo de figurinos dos espetáculos do Teatro.
O Centro Técnico surgiu com o intuito de resgatar, reciclar, organizar e difundir os conhecimentos técnicos relacionados aos bastidores das Artes Cênicas, tradicionalmente adquiridos e repassados de forma empírica.
Desde então foram concedidos centenas de apoios de consultoria, assessoria técnica e confecção de cenários, figurinos e adereços de diversas produções locais, nacionais e internacionais. Além disso foram realizadas diversas oficinas, cursos, workshops e seminários referentes aos conhecimentos técnicos da Engenharia do Espetáculo.
Em 2003 o Centro Técnico anexou um novo setor: o “Armazém Cenográfico”. Responsável pela guarda permanente do acervo de cenário dos espetáculos do TCA e pela guarda provisória de cenários de espetáculos da classe artística, quando saem de cartaz. O Armazém Cenográfico inciou suas atividades num galpão de 480m², no Centro de Convenções da Bahia, em 2010 o setor foi instalado no Bairro da Federação, num galpão de 630m² e finalmente, em 2014 o setor recebeu uma sede definitiva no pavimento térreo do Teatro do ICEIA, no Bairro do Barbalho, com cerca de 2.000m².
De 2007 a 2010, foram realizadas diversas ações que conferiram mais dinamismo a essa estrutura, iniciando-se com uma grande limpeza, organização do espaço, do material existente e catalogação do acervo de cenários e figurinos.
Ainda neste período o Centro Técnico passou por uma reformulação com o objetivo de transformá-lo num Centro de Referência em Engenharia do Espetáculo. Com este intuito intensificou-se os trabalhos voltados para formação, intercâmbio, registro e difusão de conhecimentos.
Hoje o Centro Técnico passa por uma nova reformulação, com parâmetros nas dimensões que chegou através do atendimento à classe artística e no aumento das ações ofertadas e realizadas pelos seus quatro pilares de sustentação: Núcleo de Qualificação; Núcleo de Produção; Núcleo de Pesquisa e Núcleo de AssessoriaTécnica, que funcionam como núcleos de atuação que trabalham de maneira interligada na produção técnica, geração e difusão de conhecimentos numa constante retroalimentação com vistas a fortalecer o Centro de Referência em Engenharia do Espetáculo.
Para compor o Centro de Referência, como está planejado, existem ainda metas de reestruturação física para o futuro já contempladas no projeto NOVO TCA, que prevê a requalificação, reforma e ampliação do complexo TCA que foi iniciado através do Concurso Público Nacional de Anteprojetos de Arquitetura e Complementares para a Requalificação e Ampliação do Complexo Teatro Castro Alves, em 2009/2010. Estas metas preservam e ampliam os ateliers, espaços e oficinas existentes e incluem a instalação de sala de maquiagem, laboratório cenográfico, atelier de acabamentos têxteis (tingimento, serigrafia e lavanderia), atelier de escultura em isopor e biblioteca especializada.
Coordenação Geral do Centro Técnico:
Jessica Marques
Coordenação Figurino e Guarda Roupa:
Thiago Romero
Coordenação Cenotecnia:
George Santana
Almoxarifado e secretaria:
Lene Cruz
Secretaria:
Diega Pereira
Monitora Armazém Cenográfico:
Sabrina Barreto
Aderecistas:
Suely Garcia
Ricardo Vieira
Costura:
Margarida Maria (Guida)
Cenotécnico:
Daniel dos Santos
Jailton Grande
Estagiários:
Gustavo Brandão
Ao longo destes 21 anos de existência, muitos técnicos e artistas incríveis já trabalharam no Centro Técnico, deixando seu legado de conhecimento e possibilitando o constante crescimento de qualidade e quantidade de serviços oferecidos às artes cênicas da Bahia.
O Centro Técnico não seria o que é, se não fossem estas pessoas fantásticas, a quem prestamos sempre homenagem!
Coordenação Geral do Centro Técnico:
Agamenon de Abreu
Eliane Gomes
Jennifer Carvalho
Jessica Marques
Lorena Peixoto
Paulo Gonçalves
Renata Mota
Ricardo Brugger
Cenógrafo:
Zuarte Junior
Assessoria de Coordenação:
Cláudia Braga
Leonardo Nuñez
Secretaria:
Edilene Cruz
Diega Pereira
Coordenação de Produção Técnica:
Agamenon de Abreu
Fernando Costa Jr.
Larissa Lima
Coordenação de Pesquisa:
Ana Luiza Caribé
Fábio Baqueiro
Luiz Cláudio de Oliveira
Rosana Carvalho
Técnicas em Conservação e Restauro:
Estela Macedo
Coordenação de Figurino:
Amarílis Nogueira
Bel Vasconcelos
Cássio Caiazzo
Carolina Diniz
Cristina Borba
Irandir Souza
Jeanete Lourdes
Jualiana Rabinovitiz
Thiago Romero
Coordenador de Produção:
Cláudio Machado
Produtor de Eventos/Logística:
Gabriel Swahili
Nei Lima
Priscila Marques
Técnico em áudio visual:
Yuri do Val
Assistentes de Figurino:
Lorena Ribeiro
Luciana Pires
Cenotecnica e carpintaria:
Adriano Passos
Agnaldo Queiroz
Bruno Matos
Cássio Vieira (Tomate)
Dailton Andrade
Dalmiro de São Pedro
Daniel dos Santos
George Santana
Israel Luz (Gão)
Jailton Fernandes (Grande)
Joel Desidério
Paulo Mauricio
Thiago Silva
Aderecistas:
Albano D’ávila (Moaba)
Alessandra Santhiago
Fátima Sandes
Gildalte Fonseca
Jailton Fernandes (Grande)
Lia Costa
Luiz Cláudio Vasconcellos
Maria Luiza Veiga
Ricardo Vieira
Suely Garcia
Zoila Barata
Costura:
Margarida Maria (Guida)
Lucinha Lopes
Costura:
Lina Lemos
Maria Du Carmo
Armazém Cenográfico
Fernanda Borges
Iana Karla
Gei Correia
Guilherme Barsan
Jailton Fernandes
Lucas Rôde
Yulo Cézar
Rodrigo Trindade
Sabrina Barreto
Estagiários:
Agamenon de Abreu
Alexandre Silva
Ananda Martins
Anna Oliveira
Carina Bezerra
Erick Saboia
Guiliano Moreira
Gustavo Brandão
Jader Gonçalves
Karine Karen
Ligia Rizério
Lorena Ribeiro
Mari Viveiros
Mirella Ferreira
Nivaldo Fortes
Pâmela
Sarah Miccini
Thaiane Bastos
Zaife Freitas