Cadastre para participar do nosso banco de dados de profissionais técnico na Bahia.
CENTRO DE REFERÊNCIA EM ENGENHARIA DO ESPETÁCULO

OFICINA DE BONECOS PROPÕE CRIAÇÃO COLETIVA E CORTEJO EM SALVADOR E NO RECÔNCAVO

Vime, papel seda, cola, muita criatividade e coletividade. Com esses ingredientes, memórias se transformam em criaturas gigantes – algumas de até 8 metros – que seguem em cortejo pelas ruas espalhando e recontando histórias. Este é o Lugar de GigAntes, projeto idealizado pela atriz, bonequeira e jornalista baiana Alessandra Flores.

 

O bairro do Santo Antônio Além do Carmo será o primeiro a criar o seu Gigante. A oficina de criação, aberta e gratuita, acontece de 29/02 a 11/03, das 14h às 18h (no Auditório do Forte do Santo Antônio – Forte da Capoeira). O cortejo será realizado nas ruas do bairro no dia 12/03 (sábado) ás 16h, saindo do Forte da Capoeira.

 

LugardeGiganes_BrunoTetto02

Foto: divulgação

 

Durante quatro meses, fevereiro a maio, serão realizadas oficinas artísticas gratuitas para construção de criaturas gigantes inspiradas em histórias locais e realizados dois Encontros de GigAntes, um em Salvador e um em Cachoeira. As oficinas acontecem em Salvador – nos bairros do Santo Antônio Além do Carmo e Alagados – e no Recôncavo baiano – nas comunidades quilombolas do Pilar, em São Félix e Quilombo do Iguape, em Cachoeira. Podem participar pessoas de todas as idades.

 

Por meio das histórias trazidas pelos grupos, serão produzidos quatro gigantes. “Tudo começa com um desenho. Peço para cada pessoa criar o seu. Da junção de elementos de vários desenhos, nasce uma criatura única, inusitada, que pertence a todos”, explica Alessandra. As oficinas se encerram com um cortejo das criaturas pelas ruas do lugar. Em Salvador, os cortejos e o Encontro de GigAntes são acompanhados pelo Maestro Fred Dantas e sua Oficina de Frevos e Dobrados, com 33 anos de atuação na cidade.

 

“A construção dos gigantes é uma possibilidade de criatividade imensa e só se faz a muitas mãos. Quando convido moradores de distintas faixas etárias a conversarem e contarem histórias do seu lugar para então coletivamente transformá-las em gigantes, acredito que algo de importante acontece naquele lugar. Memórias são reavivadas, pessoas se encontram, o sentimento de identidade e de pertencimento se faz presente”, destaca Alessandra.

 

O projeto Conta com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural e Secretaria de Cultura da Bahia e apoio institucional da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da organização cultural Casa de Barro.

 

Encontro de GigAntes – Os encontros são os momentos onde histórias e criaturas se encontram e formam um grande cortejo, transformando a rua num verdadeiro Lugar de GigAntes. O Encontro de Salvador acontece no dia 17/04, no Dique do Tororó, às 10h, e em Cachoeira no dia 1º de maio, sobre a ponte para São Félix.

.

SERVIÇO

Salvador

Oficinas de Criação no Santo Antônio Além do Carmo | 29/02 a 11/03 (seg a sex), das 14h às 18h no Auditório do Forte do Santo Antônio – Forte da Capoeira

Cortejo no Santo Antônio Além do Carmo | 12/03 (sábado), às 16h saindo do Forte da Capoeira

Oficinas de Criação nos Alagados | 28/03 a 14/04 (ter a qui), das 9h às 12h no Espaço Cultural dos Alagados (Final de Linha do Uruguai)

Cortejo no Alagados | 15/04 (sexta-feira), às 16h, na praça em frente ao Espaço Cultural dos Alagados (Final de Linha do Uruguai)

Encontro de GigAntes em Salvador | 17/04 (domingo) | Dique do Tororó, às 10h

 

Recôncavo

Oficinas de Criação em Cachoeira e São Félix | 19 a 27/04

Cortejo na Comunidade do Pilar | 28/04 (quinta-feira) | São Félix

Cortejo no Quilombo do Iguape | 29/04 (sexta-feira) | Cachoeira

Encontro de GigAntes|1º de maio (domingo) sobre a ponte que liga Cachoeira a São Félix.

 

TEATRO CASTRO ALVES
Praça Dois de Julho, s/n , Campo Grande, CEP 40080-121. Salvador – Bahia