Cadastre para participar do nosso banco de dados de profissionais técnico na Bahia.
CENTRO DE REFERÊNCIA EM ENGENHARIA DO ESPETÁCULO

PROJETO ENDOGENIAS DO BTCA RECEBE NOVA COREOGRAFIA

.

DAN

Foto: Fabio Bouzas

..

.

A coreografia DAN, cujo nome simboliza a serpente sagrada do Daomé Benin e que representa a eternidade e a mobilidade sob a figura de uma cobra que engole a própria cauda, propõe uma reflexão sobre a dualidade do mundo. Elementos contrários que dialogam e até mesmo coexistem.

.

A inspiração, a partir do referencial na cultura Afro-Brasileira, foi o orixá Oxumaré,  ambíguo por sua natureza, pertence à água e a terra, sendo ao mesmo tempo macho e fêmea. Oxumaré representa a necessidade do movimento e da transformação. É o Orixá de todos os movimentos, de todos os ciclos.

.

Com concepção de Rosa Barreto, dançarina do BTCA, DAN é a última coreografia que integra o projeto “ENDOGENIAS”, que tem como objetivo promover coreografias de média duração, e estimular que dançarinos exercitem as habilidades de composição coreográficas.

.

Além de proporcionar outros exercícios de criação entre os dançarinos, o projeto também amplia esta possibilidade para as áreas técnicas, como figurino e iluminação, por exemplo. O figurino foi criado por Nei Lima, funcionário do Centro Técnico, que contou com a colaboração de toda a equipe do ateliê de Costura Cênica, e utilizou de técnicas manuais e artesanais para a configuração dos tecidos, e materiais como cordas e cordões de algodão, a ideia era criar  um emaranhado de fios, sem começo e sem finalização, criando uma continuidade visual entre pele e a tessitura que cobre o corpo dos bailarinos.

 

.

 

TEATRO CASTRO ALVES
Praça Dois de Julho, s/n , Campo Grande, CEP 40080-121. Salvador – Bahia